Projeto Básico da PCH Rochedo

A PCH Rochedo já teve o seu Projeto Básico elaborado e submetido à ANEEL, sendo que os documentos referentes a esse projeto constam do Relatório de Projeto Básico elaborado pela INTERTECHNE Consultores Associados, datado de Agosto de 2000.

Posteriormente, a ENGECON Engenharia, Gerenciamento e Consultoria foi contratada pela Usina Elétrica do Nhandu Ltda., para dar continuidade aos estudos de projeto, visando viabilizar o início das obras do Aproveitamento.

Logo no início dos trabalhos, foram iniciados os levantamentos topobatimétricos de campo e realizadas as primeiras inspeções técnicas pela equipe de geotecnia da ENGECON, para visualizar as reais condições de campo, de implantação das soluções propostas.

Os levantamentos mostraram logo de início, a possibilidade física de se proceder a um alteamento de 5 m na cota de coroamento da barragem, dadas as condições topográficas locais, propiciando um importante ganho energético, para melhorar as condições de viabilidade técnico-econômica do empreendimento.

Por outro lado, a ENGECON realizou uma revisão dos estudos hidrológicos anteriores, para a obtenção das séries de vazões médias mensais mais atualizadas, com base no estudo hidrológico mais consistente, da região referente ao Aproveitamento Hidrelétrico JKO, no rio Braço Norte, apresentados com detalhes no capítulo referente aos Estudos Hidrológicos.

Face aos condicionamentos técnicos descritos, tornou-se necessária uma consolidação do Projeto Básico, que levasse em consideração os aspectos hidrológicos, energéticos, topográficos, geológicos, geotécnicos e de arranjo geral do Aproveitamento.