Projeto Básico da PCH Major
O estudo teve por objetivos a caracterização hidrológica e o redimensionamento hidráulico no sentido de promover otimizações no sistema de geração existente na Micro Central Hidrelétrica Major, instalada na Fazenda São José, município de Ibaté (SP), de propriedade do Sr. Joaquim Salles Leite Filho. Os estudos visaram maximizar a exploração do potencial hidroenergético disponível no local.
A MCH Major localiza-se no rio Monjolinho, próximo à sua foz no rio Jacaré-Guaçu. No local, a área de drenagem atinge 272 km². O rio Monjolinho tem suas nascentes na cidade de São Carlos (SP), cujo talvegue percorre uma distância total da ordem de 35 km. O rio Jacaré-Guaçu é um importante tributário da margem direita do rio Tietê, o qual desemboca no reservatório de Ibitinga, após drenar uma área de bacia hidrográfica que totaliza cerca de 3.900 km².
Esta micro central tem uma potência instalada estimada em 104 kW, aproveitando uma queda bruta máxima da ordem de 14 m. Existe um pequeno barramento de enrocamento galgável, com altura da ordem de 2 m, que controla os níveis d’água em torno da cota 557,00, sendo que os níveis d’água no canal de fuga situam-se em torno da cota 543,00. Atualmente, a finalidade desse barramento é a de desviar uma pequena parcela de água do rio Monjolinho, da ordem de 1.000 l/s, para fins de geração de energia elétrica destinada ao consumo da própria Fazenda São José, através de um canal retangular, medindo 2,0 m de largura na base por 1,0 m de altura e com cerca de 800 m de extensão.